Unidades de Pronto Atendimento - UPA

UPAs municipais realizam mais de 1.000.000 atendimentos

São cinco as Unidades de Pronto Atendimento/UPA 24h municipais administradas pelo IABAS. Elas estão presentes nos bairros Madureira, Vila Kennedy, Complexo do Alemão, Costa Barros, Cidade de Deus e contam com investimento de R$ 4 milhões.

As unidades oferecem atendimento de urgência e emergência 24 horas a mais de 250 mil moradores das áreas onde são localizada, mudando a realidade das regiões onde foram implantadas.

Em um 2 anos de gestão, as UPAS já realizaram mais de 1.000.000 de atendimentos, e menos de 2% precisou de remoção para hospitais. Somente em pediatria, mais de 160 mil crianças receberam assistência nas unidades de pronto atendimento.

São 1.300m² com serviços de atendimento médico, odontológico, de classificação de risco e um de atendimento social. Além disso, faz parte da estrutura da UPA uma sala de reanimação e grande emergência (sala vermelha), sala de sutura, laboratório de análises clínicas, raios-X Digital; eletrocardiograma, salas de procedimentos e de higienização, farmácia, central de esterilização, almoxarifado e coleta de sangue. São de 09 a 11 leitos nas unidades, sendo que 02 para atendimento de risco de morte e 01 de isolamento.

O secretário Hans Dohmann destaca a integração da UPA com os serviços existentes nas redondezas: “Estamos trazendo atendimento de urgência de qualidade para os moradores, formando um cinturão de saúde, evitando que a população se desloque até um hospital”, afirma.

A equipe médica que acolhe esta população é formada por 60 médicos. Estes são liderados por uma coordenação médica que auxiliam na articulação com a rede de urgência e emergência do município. A eficiência no atendimento e a relação estreita com a rede hospitalar diminui o tempo de internação dos pacientes.




Unidades e Bairros adjacentes


UPA Vila Kennedy

Bangu, Santíssimo, Campo Grande e Senador Camara.


UPA Complexo do Alemão

Ramos, Inhauma, Bonsucesso, Olaria e Penha.


UPA Cidade de Deus

Jacarepagua, Taquara, Gardênia Azul e Curicica.


UPA Madureira

Praça Seca, Cascadura, Realengo e Vila Valqueire.


UPA Costa Barros

Pavuna, Barros Filho, Honório Gurgel e Coelho Neto.




Depoimentos


"A unidade foi uma ótima para a nossa comunidade, muito mais facilidade, o atendimento é muito bom, os médicos dão a maior atenção, coisa que não tínhamos antes. Tudo era difícil. Caso você tivesse um pequeno acidente ou o teu filho uma febre, etc. Não tínhamos nem como chegar de madrugada nos hospitais mais próximos que se encontram em Realengo. Às UPAs eu só tenho a agradecer. Tenho 7 filhos e a UPA VK é uma mãe para mim, as equipes estão de parabéns."
Liliana Rosa da Silva



"Em 23/05/2011, fui socorrido nesta unidade de saúde, com fortes dores no peito e braço esquerdo, onde foi constatado infarte, ficando internado nesta unidade por 09 dias, tendo alta em 31/05/2011. Agradeço às equipes médicas, enfermeiros e outros desta unidade de saúde. Devo minha saúde a Deus e a esta equipe."
Rogério Fernandes da Rosa